Replicação remota de dados: O que é e para que serve?
A replicação remota de dados consiste em duplicar pastas e arquivos em rede por transmissão para servidores de backup. O objetivo é manter cópias de segurança sincronizadas para proteção e recuperação em caso de desastres, ataques ou falhas.
Além disso, a replicação de dados, quando configurada corretamente, garante que um aplicativo esteja sempre disponível, fornecendo os serviços de forma contínua e ininterrupta.
Para isso, uma ou mais cópias do mesmo software são mantidas em servidores separados e monitorados por um agende, o que possibilita que, em caso de falha no servidor principal, ataque ou qualquer situação do tipo, uma réplica do aplicativo seja ativada, mantendo a integridade do sistema.
Replicação e redundância
A replicação é crucial para proteger arquivos importantes, sendo um dos componentes principais dos sistemas redundantes. Isso é possível através da estratégia de backup 3-2-1, que consiste em manter três cópias em lugares distintos.
Uma das cópias do backup 3-2-1 é armazenada em local físico, outra em um banco de dados e uma terceira replicada para fora da empresa, geralmente em um provedor de nuvem.
Sistemas tolerantes a falhas replicam suas plataformas com hardware ou software para melhor desempenho. Algumas empresas usam data centers, enquanto outras usam sistemas de armazenamento NAS.
Data centers possuem tecnologias para manterem suas bases online e funcionais. Enquanto os storages NAS, oferecem recursos que possibilitam a sincronização de arquivos com serviços de nuvem, criando um ambiente seguro e redundante.
Alta disponibilidade
Sistemas altamente disponíveis precisam de replicação para manter serviços rodando sem interrupção. Essa característica é o que permite sincronizar aplicativos, ambientes e bancos de dados entre estruturas de TI ou data centers.
Um dos principais motivos para distribuir os arquivos entre muitos servidores é permitir o acesso e o acompanhamento de todas as informações por qualquer usuário, em diferentes locais. Para isso, existem basicamente três tipos de replicação:
- Snapshot: consiste em copiar arquivos de um servidor para outros sem monitorar atualizações. Por esse motivo, trata-se de um procedimento usado quando as informações são alteradas com pouca frequência, onde não há controle de mudanças.
- Transacional: neste tipo, primeiramente, os arquivos são totalmente copiados para o banco e, depois, atualizações são enviadas periodicamente e é usado quando todas as cópias precisam ser atualizadas em questão de segundos após qualquer mudança.
- Mesclagem: esse processo consiste na mescla de dois ou mais bancos de dados em um único principal. Uma cópia completa é feita inicialmente e as alterações nos locais são verificadas e sincronizadas periodicamente.
Os recursos deste tipo de solução são úteis para manter os documentos sincronizados entre diferentes sites, especialmente quando um servidor precisa usar seus próprios arquivos.
Benefícios da replicação remota para o seu negócio
A replicação remota de dados é uma estratégia fundamental para garantir a disponibilidade e continuidade dos negócios, podendo trazer uma série de benefícios para empresas de diferentes portes, como por exemplo:
- Disponibilidade de dados: permite acesso em múltiplos locais, mesmo se um dos servidores falhar. Em caso de falha, o sistema redireciona os usuários para outro servidor disponível.
- Tolerância a falhas: aumenta a confiabilidade dos arquivos ao ter múltiplos servidores com cópias de todos eles.
- Escalabilidade: permite a adição de mais servidores para aumentar a capacidade de processamento e armazenamento.
- Performance: as operações em múltiplos servidores podem ser distribuídas para aumentar a velocidade de processamento.
- Flexibilidade: permite o acesso para colaboração e trabalho remoto, possibilitando o acesso de todos os usuários de qualquer lugar.
- Segurança: permite criar cópias de segurança das informações em locais separados, protegendo contra perda de dados devido a falhas de hardware ou outros desastres.
Esta solução assegura a proteção dos arquivos, mantendo-os sempre atualizados. Dessa forma, em caso de falhas de hardware, o usuário ainda terá acesso a uma cópia atualizada dos documentos de uma forma ou outra.
Replicação Remota em Tempo Real
Replicação remota em tempo real é um processo de cópia de um sistema para outro, onde as alterações feitas no primeiro são imediatamente refletidas no segundo, permitindo que os dados sejam replicados entre servidores distribuídos geograficamente, garantindo alta disponibilidade e tolerância a falhas. Isso significa que, se um dos servidores falhar, outro servidor será capaz de assumir o trabalho sem interrupção.
Essa ferramenta é uma boa opção para aplicações críticas que requerem acesso aos arquivos em todos os momentos. Sendo usado com frequência em aplicações de banco de dados, sistemas de arquivos e de gerenciamento de conteúdo, o que permite fazer backup em servidores FTP distantes e vice-versa, reduzindo o tempo de operação e garantindo a consistência entre dois servidores distintos, permitindo a sincronização e a cópia das informações.
Recursos avançados como compactação, criptografia e filtragem de arquivos oferecem maior segurança e eficiência na realização de cópias à distância.
Benefícios de replicar dados em tempo real
Uma das vantagens mais conhecidas sobre a replicação remota em tempo real é a possibilidade de recuperar dados em qualquer momento, especialmente, em casos de desastres. Além disso, também oferecem:
- Replicação instantânea e contínua, possibilitando o monitoramento das alterações
- Tempo de inatividade mínimo
- Maior aproveitamento de espaço
- Diferentes tipos de servidores e discos
- Backup via LAN e WAN
- Suporte a compactação, criptografia e verificação de integridade
- Filtragem de conteúdo e controle de políticas
Replicação via RSYNC e QSYNC
Os recursos como RSYNC e QSYNC são fundamentais para garantir a proteção de arquivos e evitar a perda de dados cruciais. Dessa forma, caso algum erro ocorra no servidor, a replicação irá copiar os documentos para manter a redundância.
RSYNC
O comando RSYNC é útil para sincronizar os documentos de um local para outro, ajudando na distribuição das informações em vários lugares.
A maioria dos sistemas Unix disponibilizam o recurso RSYNC, que sincronizam dados e realizam a transferência de arquivo, sendo uma solução para replicar informações de baixo custo recomendado para pequenas e médias empresas.
QSYNC
Já o recurso QSYNC fornece sincronização otimizada e eficiente entre dispositivos como servidores e armazenamentos NAS.
A conversão de arquivos para diferentes formatos com este aplicativo garante que usuários de diferentes dispositivos possam acessar o servidor simultaneamente, de forma integrada, aumentando seu alcance e mantendo tudo otimizado.
Somos especialistas em armazenamento de dados e backup
A Infortrend é especialista em armazenamento e backup. Temos anos de experiência em fornecer soluções confiáveis para proteger e gerenciar seus arquivos mais importantes.
Oferecemos soluções personalizadas, criadas para atender às suas necessidades únicas. Traga seu projeto e solicite um orçamento. Trabalhamos com os melhores equipamentos para garantir que seus dados estejam sempre seguros e disponíveis em caso de necessidade.
Leia mais sobre: Tecnologias
Com um mundo cada vez mais digitalizado, são inúmeras as tecnologias disponíveis em nossas vidas. Confira diversos artigos sobre o tema e fique por dentro do assunto!
SUPORTE
Técnicos Especializados
Nossa equipe é altamente qualificada para atender a sua necessidade.