NAS ou Network Attached Storage, o que é e como funciona?
NAS ou Network Attached Storage é um sistema de armazenamento de dados conectado à rede que, por meio de protocolos de rede como NFS ou SMB permite acessar arquivos de diferentes origens e sistemas.
Comumente encontrado em infraestruturas de TI, este dispositivo trata-se de uma solução para salvaguardar dados com sistema operacional próprio equipado com processador, memória, fonte de alimentação e discos rígidos.
Além disso, eles também vem com mecanismos de segurança que protegem os dados contra o acesso de usuários não autorizados através do uso de permissões e um conjunto de recursos que economiza tempo e energia fornecendo alto desempenho.
A Infortrend, por exemplo, produz servidores NAS para uso doméstico com apenas dois discos e empresarial com centenas de discos rígidos e memórias SSD, fornecendo redundância de software e hardware em caso de falhas.
NAS, uma maneira segura de armazenar dados
Em um mundo cada vez mais digital, milhares de dados são gerados em uma velocidade assustadora e armazenados em Hard Disks, SSDs ou outras soluções de memórias.
Grandes servidores de arquivos, data centers e estações de trabalho, geralmente, possuem sistemas de armazenamento baseados em hard disks.
No entanto, sistemas de computador maiores costumam usar SSDs, pois oferecem menor consumo de energia e maior velocidade durante a leitura das informações.
Com a ajuda dos discos rígidos, as corporações podem armazenar seus arquivos pelo tempo que for necessário e até mesmo em caso de desastres. O único problema é que eles têm uma vida útil limitada e, eventualmente, irão falhar.
Laptops, computadores, estações de trabalho e servidores requerem sistemas específicos para proteger informações importantes. Isso inclui algum tipo de hardware, software ou gerenciamento de energia para fornecer proteção e reduzir as chances de um desastre acontecer.
HDs para sistemas NAS
Ao montar um Network Attached Storage, velocidade, capacidade e robustez são alguns dos aspectos que implicam na escolha do disco rígido.
Apesar de se tratarem do mesmo tipo de peça, os dispositivos de armazenamento de dados que compõem os nossos computadores diferem dos discos rígidos de um NAS que são mais robustos, possibilitam configuração RAID, suportam mais vibração e trabalham 24x7.
Além disso, a maioria dos storages comercializados permitem adicionar e remover unidades a "quente". Também conhecido como hot swappable, este recurso permite a substituição de peças sem que seja necessário desligar o equipamento.
A função hot swappable é fundamental para realizar a manutenção ou upgrade em sistemas que não podem ser interrompidos, como hospitais e servidores em bancos.
Alguns NAS domésticos já contam com baias removíveis que facilitam a substituição de discos defeituosos sem interromper o funcionamento do equipamento.
Enquanto, sistemas de armazenamento mais robustos, indicados para o uso empresarial, permitem a substituição de praticamente qualquer componente, incluindo placas controladoras.
O que é RAID?
Um NAS é equipado com pelo menos dois discos rígidos que quando configurados adequadamente, possibilitam gravar e guardar informações em ambos, protegendo os arquivos contra falhas e defeitos.
Este processo é chamado de espelhamento, resultado de uma configuração RAID, cujo objetivo é criar uma cópia de segurança para ser usada em caso de falhas inesperadas.
Dependendo dessa configuração, é possível atender a um nível de segurança diferente para os dados armazenados, alcançar alto desempenho e manter os sistemas de armazenamento sempre funcionando.
O RAID 5, por exemplo, pode ser implementado com apenas três discos rígidos e oferece um equilíbrio entre custo, capacidade e desempenho, pois oferece proteção "sacrificada" para apenas um dos discos, deixando os demais livres para serem usados.
NAS para residência e uso doméstico
Com o aumento do número de computadores pessoais e smartphones, a quantidade de dados armazenados explodiu. Muitas coisas agora são preservadas digitalmente para garantir a sua integridade.
Fotos, vídeos, músicas, documentos e planilhas são alguns dos arquivos produzidos diariamente. Perder essas informações podem resultar em enormes consequências. É por isso que a Infortrend oferece servidores NAS com 2 ou mais HDDs.
Ao contrário da maioria dos servidores, um Network Attached Storage consegue detectar componentes defeituosos, como discos e portas de rede, oferece redundância, permite trocar peças sem desligar o equipamento e manter o seu funcionamento sempre ativo.
Estas características, em conjunto, oferecem maior segurança e garantem a integridade dos dados.
Storage NAS profissional para uso empresarial
Hospitais e grandes empresas, como bancos, repartições públicas e demais setores da indústria, dependem de uma imensa quantidade de dados críticos para funcionarem adequadamente.
Os discos rígidos, sejam eles internos ou externos, não são o melhor lugar para salvaguardar esses tipos de arquivos, especialmente por não poderem ser reconstruídos.
Um dos melhores recursos de um sistema de armazenamento de rede profissional é a capacidade de montar e substituir componentes enquanto o NAS está funcionando.
Estes sistemas também são equipados com componentes duplicados que garantem o funcionamento contínuo do equipamento, softwares para provisionamento inteligente de espaço, deduplicação de informações e alocação de dados conforme o uso (tiering).
Além disso, um NAS pode facilmente atingir os 100 TB, incorporar recursos como memórias de alta velocidade para acelerar o processamento e garantir o fornecimento de energia para manter os serviços sempre disponíveis.
Cada vez mais acessíveis e fáceis de implementar, estes sistemas se mostram ótimas soluções tanto para o uso doméstico, quanto para o uso empresarial.
Grandes problemas exigem soluções escaláveis
Não há como fugir, quando se trata de um storage NAS, preços e recursos andam em conjunto. Neste sentido, eles podem ser encontrados com capacidade que chegam facilmente a petabytes e custar milhões de reais.
Por conta disso, consultar um profissional antes de implementá-los é fundamental para reduzir possíveis prejuízos por uma má escolha.
A Infortrend é especialista em armazenamento e backup e, conta com uma equipe de profissionais capacitados para auxiliar na escolha e implementação de storages ou servidores, seja para montar um grande data center ou para a sua residência. Traga o seu projeto e tire suas dúvidas!
Leia mais sobre: Armazenamento de dados
Procurando por armazenamento de dados? Confira diversos artigos sobre o tema para você se aprofundar no assunto.
SUPORTE
Técnicos Especializados
Nossa equipe é altamente qualificada para atender a sua necessidade.