Atendimento por WhatsApp
Autocomplete

Data Storage, um sistema de armazenamento de dados

À medida que a tecnologia avança, as pessoas e as empresas dependem cada vez mais de dispositivos que capturam e armazenam arquivos. Isso inclui tudo, desde telefones celulares a pen drives e computadores.

Documentos, vídeos, fotos, e-mails, planilhas diversas, formulários de pedidos e faturas são apenas alguns exemplos dos arquivos digitais produzidos diariamente.

Além das informações comuns, conforme a tecnologia evolui, mais dados são produzidos, exigindo maior espaço para armazenamento.

Por isso, estes arquivos são comumente guardados digitalmente em dispositivos computacionais, em servidores de arquivos, grandes data centers ou ainda, em um sistema, como o Data Storage.

Data Storage

O que é data storage?

Data storage é qualquer tecnologia ou método cujo objetivo é guardar e organizar informações em dispositivos computacionais. Estas tecnologias são compostas por hardware e software e estão presentes em servidores, computadores, storages e até mesmo em celulares.

As informações podem ser capturadas utilizando dispositivos de preservação eletromagnéticos, como discos rígidos, unidades de disco óptico, como CDs, e em pastilhas de silício, como chips de memória.

Storages corporativos

O armazenamento de dados consiste principalmente em uma infraestrutura com muitos discos rígidos, bancos de memória (SSD) e controladoras. É isso que dá proporciona aos data centers a capacidade de reter grandes quantidades de informações.

Sistemas corporativos oferecem diversos recursos contra falhas, alta capacidade e desempenho. Além de softwares sofisticados que aprimoram o uso das informações.

Usados em uma ampla gama de aplicações comerciais, estes sistemas permitem que as empresas apliquem análises sofisticadas e inteligência artificial para analisá-las e tirar maior proveito destas informações.

Essas estruturas integram servidores, computadores e storages utilizando softwares de alto desempenho que podem compor uma infraestrutura convergente ou hiperconvergente.

Com um mundo cada vez mais digitalizado, as organizações de hoje precisam guardar e proteger cada vez mais dados.

Soluções altamente escaláveis, nuvem e dispositivos NAS são alguns dos exemplos que capturam e preservam essas informações, sendo excelentes soluções a serem adotadas por essas empresas.

Armazenamento dentro das infraestruturas de TI

Quase toda infraestrutura de TI exigirá algum tipo de armazenamento, independentemente de seu tamanho. E, sem um plano organizado, isso pode ser um obstáculo para qualquer negócio.

Além das organizações, usuários domésticos também precisam de sistemas para preservar seus arquivos, de maneira segura e confiável.

Grandes bancos de dados estão sendo constantemente construídos por empresas em todo o mundo. Estas infraestruturas são usadas para guardar qualquer tipo de informação, incluindo fotos de viagem, documentos, planilhas, preferências pessoais, registros financeiros, etc.

Em algumas operações, os sistemas devem possuir alta disponibilidade, um alto poder de processamento e estarem disponíveis em tempo integral. Não à toa, essas soluções são dimensionadas para funcionar por anos a fio, sem interromper os serviços.

Como dimensionar corretamente um data storage?

Como dimensionar um data storage

Um os maiores desafios dos métodos tradicionais é estimar o espaço que será necessário pelos próximos 3 a 5 anos com antecedência.

Por conta disto, não são poucas as empresas e gestores de TI que cometem o erro de comprar “a mais” ou “a menos” do que será necessário para as suas aplicações, levantando discussões sobre o orçamento.

Sistemas escaláveis e hiperconvergentes

Conforme as tecnologias evoluem e o crescimento de informações aumentam, soluções cada vez mais escaláveis e serviços de computação em nuvem surgem para possibilitar salvaguardar a maior quantidade de arquivos.

Sistemas escaláveis expandem sua capacidade conforme o necessário, diminuindo o investimento inicial e permitindo o crescimento conforme cada aplicação.

Já o armazenamento em nuvem, oferece uma maneira conveniente de guardar documentos e liberar espaço no disco rígido. Com esse tipo de solução, o usuário paga pelo que precisar.

Algumas tecnologias até permitem "nuvens heterogêneas", cujos recursos permitem administrar, gerenciar e controlar os custos de vários ambientes de nuvem.

Com tantas soluções para escolher, tomar a decisão mais assertiva pode não ser tão simples quanto se parece. Algumas perguntas, podem te ajudar a definir um ponto de partida antes de comprar um data storage, são elas:

1. Qual a capacidade de armazenamento necessária?

Independente de qual seja o seu projeto, é preciso dimensionar a capacidade exigida pelos aplicativos e alguma previsão de crescimento lógico.

Esta etapa é de suma importância para evitar atingir os limites de capacidade imediatamente após a compra.

Algumas soluções permitem expansões, contudo, comprar um storage sem nenhum planejamento ou previsão pode não ser uma boa ideia.

Ferramentas como compactação e deduplicação oferecem muita economia e simplificam o sistema, proporcionando economias significativas de armazenamento.

2. Qual será o desempenho do sistema?

Data storage

Caso sua empresa use ou dependa de um grande servidor de banco de dados, é fundamental garantir que os servidores estarão funcionando sem nenhuma interferência.

É importante, portanto, considerar o poder do processamento, o volume de transações, o tempo de resposta, bem como avaliar o desempenho total do sistema que serão necessários para atender a sua demanda.

Neste sentido, mesmo soluções virtualizadas inovadoras ou baseadas em nuvem, poderão ter sua eficiência prejudicada, caso se tenha um número muito superior ao suportado de aplicações que exigem maior dimensionamento.

A aplicação de softwares que incluam um componente de banco de dados ou outros aplicativos que dependam de algum tipo de preservação podem ser otimizados, contanto que, é claro, a aquisição do data storage ofereça a tecnologia de disco adequada para alcançar resultados otimizados.

Deste modo, dependendo dos requisitos de desempenho necessários, uma solução híbrida pode ser mais adequada do que um sistema de HDD tradicional.

3. Como está sua infraestrutura de TI atual?

Dependendo de quanto tempo tem seus servidores atuais, pode ser que você precise somente atualizá-los ou ainda pensar em montar uma nova infraestrutura.

Se seus servidores forem novos, muito provavelmente, seja necessário atualizar o armazenamento nos hosts atuais. Entretanto, se eles tiverem 5 anos ou mais, sua empresa poderá simplificar o ambiente atualizando toda a infraestrutura implementando soluções hiperconvergentes.

Outra questão que também deve ser considerada, é a quantidade de profissionais de TI que a sua organização emprega.

Empresas maiores possuem equipes de especialistas com conhecimento detalhado em várias disciplinas de TI, como rede, armazenamento e desenvolvimento de aplicativos.

Já pequenas e médias empresas, geralmente possuem apenas um especialista com especializações limitadas a algumas áreas.

Nos casos em que você precisa misturar e combinar recursos, uma solução em nuvem ou hiperconvergente pode ser mais fácil de aprender e manter.

Apesar disso, essa simplificação nem sempre é possível ou vista como importante pelos gestores, especialmente para empresas com orçamento apertado ou que possuam equipes de TI acostumadas a administrar soluções tradicionais com três camadas.

Linha Eonstor DS

4. Como justificar o investimento no data storage?

Data Storage como solução em flash ou sistemas hiperconvergentes podem parecer caros no início, mas os benefícios de usá-los podem economizar uma boa quantia em dinheiro a longo prazo.

A nuvem, por outro lado, é vendida acompanhada por muito expectativa, mas não é adequado para todas as aplicações, afinal, possuem taxas mensais, possíveis renegociações e até riscos associados aos arquivos armazenados.

Um dos grandes benefícios de uma solução escalável de alta disponibilidade e capacidade é poder consolidar vários sistemas em um único chassi, resultando na redução de custos com energia elétrica, refrigeração e espaço de data center.

Data storage e o futuro

Data storage

A tecnologia muda todos os dias e, por isso, não há uma única solução de armazenamento que consiga suprir as necessidades de todas as empresas.

Desta forma, é preciso avaliar individualmente a necessidade de cada projeto, como, por exemplo, capacidade, desempenho e disponibilidade. Portanto, revise o tamanho e a composição da sua infraestrutura de TI antes de optar por um data storage.

Em caso de dúvidas, não deixe de consultar um especialista, além de tirar dúvidas, estes profissionais estão atualizados sobre as tendências atuais e podem proporcionar ótimos benefícios a longo prazo para a sua empresa.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. A Infortrend Brasil é especialista em servidores, sistemas de armazenamento e distribuidor autorizada.


Leia mais sobre: Storage

Storages são dispositivos usados para armazenar arquivos e dados de servidores, da rede local de empresas e residências. Confira artigos sobre o tema!


TELEFONE

(11) 3475-5001

Entre em contato com um de nossos especialistas por telefone!

E-MAIL

contato@infortrend.com.br

Envie sua dúvida, crítica ou sugestão para nossa equipe!

SUPORTE

Técnicos Especializados

Nossa equipe é altamente qualificada para atender a sua necessidade.