Atendimento por WhatsApp
Autocomplete

Como montar um servidor de arquivos?

Em um mundo onde a geração de informações ocorre a um ritmo avassalador, a implementação de um sistema de armazenamento é a melhor maneira de organizar e armazenar uma diversidade de conteúdos e um volume substancial de dados.

Fotos, vídeos, planilhas e textos são alguns dos conteúdos produzidos diariamente, responsáveis por sobrecarregar sistemas e máquinas, provocando um verdadeiro caos na gestão e disposição dos arquivos.

Como montar um file server

A melhor forma de organizar esse conteúdo é por meio de um servidor de arquivos, alocando cada categoria de conteúdo em pastas distintas. Isso manterá as informações centralizadas e acessíveis em todo o ambiente corporativo.

Sabendo disso, muitas pessoas decidem montar um sistema de armazenamento usando um computador antigo baseado em Linux ou Windows. Apesar de parecer uma boa ideia a princípio, essa não é uma boa decisão, podendo, inclusive, resultar na perda de todos os dados.

Para evitar este tipo de situação, enumeramos algumas dicas que irão te ajudar ao montar seu próprio servidor de arquivos.

1. Não use um computador antigo

Embora possa parecer uma boa ideia, usar um computador antigo para consolidar seus documentos importantes é muito arriscado.

Computadores domésticos obsoletos estão fadados a falhas, portanto, usá-los para armazenar e compartilhar dados é como ter uma bomba prestes a explodir.

Isso ocorre, pois, este tipo de equipamento é perecível, possui vida útil e invariavelmente apresentará problemas após algum tempo de uso.

Levando isso em consideração, o melhor lugar para preservar suas informações, certamente, não é em um equipamento antiquado com hard disks que só funcionam por terem feito “backup”.

Como montar um servidor de arquivos

2. Enviar dados para a nuvem ou montar um servidor de arquivos?

A principal vantagem de um servidor de arquivos é que ele não exige que você pague uma taxa mensal como os provedores fariam.

Além disso, em ambientes cujo volume de acesso são maiores, é preciso contratar linhas rápidas e considerar os riscos e problemas de segurança envolvidos no armazenamento de informações na nuvem.

Para construir seu próprio sistema para salvaguardar seus documentos, você precisará usar um hardware confiável que exija pouco poder de processamento e apresente bom desempenho.

Obter uma placa mãe com um processador de baixo poder de processamento para fazer o trabalho é uma ótima solução, mas é importante ter em mente que ela precisa suportar arranjos de disco (RAID) e, idealmente, ter ao menos, duas portas de rede.

Se você achar que precisa comprar mais componentes, como novos gabinetes e controladores, adquirir um Storage NAS pode ser uma solução mais adequada. Afinal, estes equipamentos têm todas as características citadas, são fáceis de instalar e gerenciar.

3. Apenas técnicos podem montar servidores de arquivos baseado em Windows ou Linux?

Servidor de Arquivos baseado em Windows ou Linux

Configurar um servidor de arquivos, com sistema operacional próprio e softwares de gerenciamento de documentos, não é uma tarefa fácil, especialmente, para pessoas leigas no assunto.

Um sistema de armazenamento baseado em Linux demanda esforço e, na maioria dos casos, suporte técnico de terceiros, que nem sempre estarão disponíveis quando você precisar.

Algumas versões do Windows Server ou Windows Home Server, por outro lado, são mais fáceis de configurar e oferecem recursos completos, capaz de suprir diferentes necessidades.

De todo o modo, um hardware confiável será necessário, bem como, a contratação de um profissional técnico ou empresa especializado no assunto.

4. Espaço para armazenamento

A melhor maneira de gerenciar seus documentos e pastas é organizar tudo em um único lugar. Considerado a enorme quantidade de dados produzidos diariamente, determinar o espaço que será necessário é de suma importância.

Ao calcular as necessidades de armazenamento de um servidor, lembre-se de que ele inclui informações de vários tipos de dispositivos, como computadores, laptops, tablets e celulares.

Desta forma, é importante estar ciente do potencial de crescimento do dispositivo para os próximos anos, a fim de evitar investimentos desnecessários em expansões futuras.

Espaço para armazenamento

5. Mantenha seus dados seguros

Após montar e configurar um servidor de arquivos, é altamente recomendável usar equipamentos com redundância contra falha de hardware e estabelecer um plano para recuperação das informações para o caso de ocorrer um desastre.

Nem todos os equipamentos são iguais, mas equipamentos profissionais, como os NAS, por exemplo, possuem recursos com características contra falhas, hardware de redundância e matrizes RAID, que minimizam a perda de dados e proporcionam maior segurança aos documentos armazenados.

Já utilizar um sistema para armazenamento improvisado em computadores pessoais ultrapassados, é o mesmo que abrir mão destes recursos, ficando à mercê de falhas e danos irreversíveis aos arquivos.

6. Sistemas de armazenamento em rede devem ser configurados corretamente

Servidores de arquivos em rede

Quando você cria um sistema de armazenamento sem aplicar as permissões adequadas, sem controlar os direitos e privilégios de cada usuário, seu ambiente pode se tornar rapidamente caótico.

Atualmente, alguns sistemas já possuem recursos que atendem a estes critérios, como o FreeNAS, por exemplo. Entretanto, a maioria dos equipamentos exige um certo nível de conhecimento técnico ou requer a contratação de terceiros.

Negligenciar este tipo de procedimento é o mesmo que baixar todas as barreiras de segurança. Portanto, fique atento e considere contratar um profissional para realizar as configurações adequadamente.

7. Mantenha o backup sempre em dia

Não importa qual sistema de armazenamento de dados uma empresa use, seja ele em Windows ou Linux, inclusive se ela usa arranjos de discos RAID, estará sempre suscetível a falhas e desastres.

Muitas pessoas não sabem que nem todas as configurações de disco oferecem o mesmo nível de segurança.

Por exemplo, o RAID 1 apenas realiza o espelhamento das informações, enquanto o RAID 5 oferece paridade de nível única e o RAID 6 paridade dupla, oferecendo níveis distintos de proteção para os arquivos.

Apesar disso, nenhum deles conseguirá proteger completamente os arquivos. Isso ocorre, pois, a perda de dados pode ser causada por inúmeros fatores como: problemas em processadores, placa mãe, controladoras, fontes, hardware, softwares, etc.

É por isso, que ter um sistema de backup automatizado ou um plano de replicação é de suma importância quando se trata de proteger seus documentos.

Backup

NAS é a melhor maneira de criar um sistema de armazenamento

Configurar ou gerenciar um servidor de arquivos usando o equipamento certo é a melhor aposta para evitar problemas e perder documentos importantes. Isso porque, os storages NAS são soluções seguras e econômicas para criar um sistema de armazenamento em um ambiente de trabalho ou doméstico.

Afinal, estes dispositivos de rede vêm com sistemas operacionais projetados especificamente para gerenciar e compartilhar dados, possuem hardware à prova de falhas, como matrizes de disco ou outros recursos de segurança, o que os torna mais seguros do que outros dispositivos.

Você precisa montar um servidor de arquivos em sua rede Windows?

Montar um servidor de arquivos não é uma tarefa tão simples quanto se parece e, apesar, de parecer uma boa ideia usar um computador antigo para realizar essa função, no final, essa decisão pode custar caro.

O jeito é apostar em soluções mais simples e eficientes, como os Storages NAS. Os NAS da Infortrend, por exemplo, são ótimos para construir um sistema de armazenamento robusto em redes Windows com segurança e confiabilidade.

Em caso de dúvidas, fale com um de nossos especialistas. A Infortrend dispõe de ampla experiência em sistemas de armazenamento. Traga seu projeto e conte com uma consultoria especializada.

Linha Eonstor GSe

Leia mais sobre: Armazenamento de dados

Procurando por armazenamento de dados? Confira diversos artigos sobre o tema para você se aprofundar no assunto.


TELEFONE

(11) 3475-5001

Entre em contato com um de nossos especialistas por telefone!

E-MAIL

contato@infortrend.com.br

Envie sua dúvida, crítica ou sugestão para nossa equipe!

SUPORTE

Técnicos Especializados

Nossa equipe é altamente qualificada para atender a sua necessidade.