Atendimento por WhatsApp
Autocomplete

Backup em nuvem para pequenas e médias empresas, vale mesmo a pena?

Os serviços de backup em nuvem são geralmente oferecidos a empresas de todos os tamanhos como forma de manter as informações corporativas seguras e sempre acessíveis, sem ter que se preocupar com atualizações de infraestrutura, transformando-se assim em uma ótima solução.

Manter todos os dados importantes para uma corporação a salvo, sempre atualizados, organizados e disponíveis sem qualquer contratempo ao longo do dia é o sonho de qualquer administrador de TI. Entretanto, muitas das vezes, é um mais difícil do que parece.

O que é backup em nuvem?

O que é backup em nuvem

O backup em nuvem nada mais é do que o envio de cópias de arquivos ou servidor de banco de dados para um local físico secundário (como um disco rígido) ou virtual, normalmente, fora do local original. Isso é feito com o intuito de preservar os arquivos e evitar que o mau funcionamento de um ambiente, aplicativo ou serviço os prejudique.

A implementação de um sistema de backup em nuvem se mostra como uma ótima forma de proteger os documentos de um determinado usuário ou organizações. Além disso, este tipo de procedimento não adiciona nenhuma pressão ou carga de trabalho adicional, bem como outros esforços.

Ainda que qualquer dispositivo esteja vulnerável a falhas, corporações de grande porte são mais suscetíveis à perda de informações do que as de menor escala. Portanto, o backup em ambiente de nuvem pode auxiliar ao oferecer um serviço adicional para prevenção e manutenção de dados, tornando a estratégia mais sólida e eficaz.

Como funciona o backup em nuvem?

Como funciona o backup em nuvem

Servidores secundários e sistemas de armazenamento são hospedados por um provedor de serviços terceirizado que disponibilizam pacotes de assinatura, mensais ou anuais.

O valor da mensalidade ou anualidade cobrada pelos provedores em nuvem pode variar de acordo com: o espaço de armazenamento alocado, largura de banda de transmissão, número de usuários ou servidores contratados.

Isso proporciona maior flexibilidade e possibilita contratar um serviço que seja compatível com a demanda de cada empresa ou usuário.

O backup em nuvem para empresas

Tanto o backup tradicional, como o em nuvem são baseados na mesma premissa: recuperar documentos que por algum motivo, foram perdidos.

Para garantir que os dados estejam seguros, é preciso ter um plano de backup que detalhe, onde os arquivos ficarão alocados, quais são os recursos e limitações de cada ambiente, quais são as possibilidades de cópia e o plano de contingência a ser adotado em caso de falha.

Estes arquivos poderão ser distribuídos da seguinte forma:

  • Hospedados em data centers ou provedores, sejam eles próprios ou de terceiros
  • Em um ou mais servidores de aplicativos internos
  • Em ambientes externos, próprios ou de terceiros
  • Em dispositivos comuns como celulares, tablets e computadores

Qual é a melhor política de backup a seguir?

Melhor política de backup

Os bancos de dados hospedados em servidores externos, nem sempre possibilitam controlar as taxas de atualização, o que impossibilita planejar melhor a alocação de capacidade.

Como resultado, contratar um serviço de backup corporativo primário diretamente do provedor que já é usado para hospedar o aplicativo, passa a ser uma solução a ser considerada pelo gestor de TI, simplificando todo o processo.

Assim, manter uma única empresa responsável pela aplicação e documentos, facilita seu gerenciamento e simplifica o pagamento referente aos custos do serviço.

Alguns provedores nem sempre conseguem proporcionar a contingência necessária para garantir o funcionamento do serviço, o que, inclusive, pode interromper a execução da rotina de backup.

Riscos do backup na nuvem

Ameaças virtuais, falhas com softwares ou hardwares podem ocorrer mesmo em soluções de backup robustas e de maior qualidade, inclusive, em grandes data center.

Além disso, erros humanos, como manutenções programadas ou atualizações do sistema feitas de forma incorreta, podem ocorrer e resultar na interrupção das operações, causando assim, prejuízos consideráveis para as organizações.

Para evitar este tipo de situação, proteger os dados e facilitar a recuperação em caso de desastre, é de suma importância, manter cópias dos arquivos fora do ambiente da empresa, seja em uma unidade diferente, um servidor na nuvem ou em um disco rígido externo.

Dados na nuvem

A fim de minimizar os custos com uma infraestrutura interna, alguns gestores de TI, optam por armazenar e rastrear dados de aplicativos cliente-servidor na nuvem, que pode ser feito através da contratação de serviços terceirizados.

Embora seja comumente utilizado, este tipo de formato pode causar grandes transtornos ao precisar restaurar as informações.

Problemas como internet lenta, backups desatualizados, atraso nas respostas do provedor, servidores precários e obsoletos são apenas algumas das razões que precisam ser considerados ao optar por este tipo de solução.

Backup em nuvem ou local, qual é o melhor?

Backup em nuvem ou backup local

A maioria das empresas geralmente armazena seus arquivos localmente em seus computadores e servidores, a fim de manter uma cópia de segurança das informações.

Por conta disso, fazer backup dos dados armazenados no local para uma estrutura de nuvem, é um pouco mais complicado do que fazer cópias dos aplicativos e demais informações da nuvem para um dispositivo local.

Assim, é preciso considerar alguns pontos antes de implementá-lo na prática, entre os quais, destacam-se:

  1. A largura de banda e os recursos da Internet são suficientes para suportar essa operação? Em caso afirmativo, quanto isso afetará o ambiente de produção?
  2. Até que ponto o custo de contratação, manutenção e gestão de um novo fornecedor justifica a despesa?
  3. O sistema de backup atende às políticas internas de governança da sua empresa?
  4. O modelo é testado e aprovado? O tempo de resposta do provedor é compatível com a proposta ofertada?
  5. As informações básicas, como quanto tempo levará para realizar um backup ou restauração em caso de desastre, já estão mapeadas?
  6. O ambiente oferece requisitos mínimos de segurança para manter os arquivos armazenados confidenciais?
  7. A política de segurança é clara e atualizada? Ele fornece uma garantia de que seus dados estarão seguros em todos os momentos?
  8. Haverá alguma consequência se o serviço for interrompido ou se houver vazamento de informações confidenciais?
  9. A nova operação mudará alguma coisa na forma como sua empresa executa suas atividades diárias?

O tempo é vilão, quando se trata de backup em nuvem?

Backup em nuvem

Qualquer empresa de pequeno ou médio porte que use o armazenamento em nuvem pode ter dificuldade em calcular com precisão quanto tempo será necessário para fazer um primeiro backup.

Além disso, essas empresas podem ter uma estimativa incorreta de quanto tempo leva para manter seus backups atualizados.

Um dos fatores importantes a serem considerados, é o tempo que levaria para restaurar os dados no caso de um desastre.

Ter essas informações em mãos, ajudam a decidir qual sistema funcionaria melhor conforme a necessidade de cada empresa.

Velocidade do link

O tipo de link determinará quanto tempo será necessário para copiar e restaurar as informações no serviço de nuvem contratado. Além do tempo, a velocidade da conexão também é outro fator a ser considerado ao optar pelo backup em nuvem.

Por isso, pequenas empresas utilizam os famosos links compartilhados, que nada mais são do que um tipo de link popular mais básico.

Linha Eonstor GSe

Links compartilhados

Os links compartilhados são oferecidos pelas principais operadoras do país e geralmente são mais baratos, uma vez que não garantem 100% de CIR (velocidade contratada). Estes links também não fornecem IPs fixos, podendo ainda, ter seu desempenho afetado quando a rede está ocupada.

Além disso, os links compartilhados fornecem duas medidas claras de desempenho, uma para fazer o upload e outra para fazer o download dos dados. Considerando que o envio de informações para a nuvem é o mesmo que fazer um upload, a velocidade de transmissão sempre será menor com um link compartilhado.

Links Dedicados

O link dedicado trata-se de uma conexão criada especialmente para o mercado corporativo, podendo ser ofertado como serviço por operadoras de telefonia, data centers e provedores que atuam na área.

Apesar do link dedicado ser frequentemente confundido com a banda larga, eles se diferem principalmente quanto a qualidade da conexão.

Enquanto o link dedicado tem melhor desempenho e maior qualidade por oferecer uma conexão exclusiva, a banda larga é mais simples, barata e não possui a mesma qualidade de uma conexão dedicada.

Recuperação de dados na nuvem

Recuperação de backup

Fazer o download emergencial dos dados para restaurar um backup em caso de desastre, pode ser um processo demorado. Ainda que seja utilizado um link dedicado de 120MB em carga máxima, este tipo de procedimento pode levar cerca de 18h para fazer o download de todo o conteúdo, desde que, é claro, o provedor tenha largura de banda disponível e não haja interrupções durante o processo.

O processo de instalação é complexo e pode durar por alguns dias, o que significa que a experiência de negócio será interrompida até que o processo seja concluído, causando grandes prejuízos para a empresa.

Custos do backup em nuvem

Além de investir em links dedicados, os custos com os serviços de backup em nuvem corporativos também são mensais. O valor a ser pago, é geralmente baseado em fatores como: espaço utilizado no data center, disponibilidade de link e quantidade de arquivos transferidos.

Isso pode levar os custos de hospedagem e largura de banda a aumentarem constantemente, dificultando a recuperação das informações desde então.

Sigilo e privacidade

Manter uma cópia de todos os arquivos armazenados em um provedor de nuvem ou em uma infraestrutura interna de TI, é uma das formas mais seguras de preservar os dados.

Cópia de dados com segurança

Em um mundo cada vez mais informatizado, compartilhar informações confidenciais como documentos, fórmulas, projetos e processos faz parte da rotina de muitas empresas, que, eventualmente, precisarão compartilhá-las com seus colaboradores, fornecendo acesso as mesmas redes.

Os serviços de backup em nuvem têm o potencial de resolver um problema, mas também criam outros. Com serviços de backup em nuvem de terceiros, uma preocupação que antes era limitada ao ambiente interno, de repente se torna um problema para o mundo externo, onde temos pouco ou nenhum controle no ambiente.

Backup on-site (no local) ou off-site (fora do local)?

Mesmo grandes data centers com várias estruturas de redundância ocasionalmente apresentam problemas. Por isso, "colocar todos os ovos na mesma cesta" é, além de arriscado, perigoso, já que até grandes empresas já tiveram problemas com vazamento de informações, vírus ou acessos não autorizados.

Tradicionalmente, manter um aplicativo em execução no mesmo ambiente em que o backup é feito, significa estar exposto a riscos.

Manter uma cópia atualizada de todos os dados fora do ambiente de produção é preferencialmente indicado para evitar que eles sejam corrompidos por hardwares instáveis ou outros problemas técnicos.

Para saber mais, acesse nosso artigo: Backup off-site

Melhor solução de backup

Apesar de todos os esforços do setor, o backup sozinho não pode fornecer uma verdadeira recuperação de desastres. Qualquer empresa deve investir em um sistema eficiente, econômico e de fácil restauração que possa ser usado em conjunto com essa solução.

Servidores e storages, mesmo redundantes, também podem falhar. Para evitar este tipo de situação, é recomendado realizar regularmente uma simulação de recuperação no ambiente de produção, a fim de diminuir uma possível inatividade dos trabalhos.

Uma boa alternativa para manter os dados corporativos sempre salvos e atualizados é utilizar Storages NAS. Estes equipamentos são fáceis de instalar, gerenciar e permitem criar nuvens privadas de virtualização de armazenamento, ajudando, inclusive, reduzir custos.

O backup na nuvem é uma ótima solução para manter os arquivos sempre seguros. Ao usar um provedor de terceiros para hospedar documentos, o backup das informações estarão alocados em diversos locais, garantindo assim, sua redundância e disponibilidade.


Leia mais sobre: Backup

Backup é uma cópia de segurança de dados e arquivos de um dispositivo de armazenamento ou sistema. Confira artigos sobre o tema e tire suas dúvidas!


TELEFONE

(11) 3475-5001

Entre em contato com um de nossos especialistas por telefone!

E-MAIL

contato@infortrend.com.br

Envie sua dúvida, crítica ou sugestão para nossa equipe!

SUPORTE

Técnicos Especializados

Nossa equipe é altamente qualificada para atender a sua necessidade.