Armazenamento na nuvem: Tudo o que você precisa saber
O armazenamento na nuvem é um recurso que tem conquistado cada vez mais espaço na vida de pessoas e empresas. A possibilidade de guardar, acessar e gerenciar dados a partir de qualquer lugar e em qualquer momento é uma das suas principais vantagens.
Com este serviço, o usuário pode acessar ou enviar informações através da internet, utilizando um computador ou dispositivo móvel, com segurança e sem precisar se preocupar com espaço no disco local.
Empresas que prestam esse tipo de serviço contam com centros de dados equipados com vários servidores e sistemas de armazenamento de larga escala e oferecem planos gratuitos para novos usuários, porém, com limitações quanto à capacidade e o número de usuários que podem acessá-lo simultaneamente.
Apesar de não possuírem tarifa, os planos gratuitos podem ser tarifados posteriormente se o usuário precisar de mais espaço para guardar seus arquivos, ultrapassar a capacidade oferecida ou desejar aumentar o número de usuários que podem acessá-lo ao mesmo tempo.
Embora possam oferecer vantagens, transferir arquivos para nuvens nem sempre é a opção ideal, especialmente por causa dos riscos de segurança e privacidade das informações. Como alternativa, muitas empresas e usuários estão usando Storages NAS como nuvens privadas de armazenamento.
Princípios básicos da nuvem
O armazenamento em nuvem consiste em salvaguardar dados em servidores remotos e acessados via internet, em vez de em um dispositivo local, como um computador ou dispositivo externo.
Neste tipo, o usuário pode salvar, administrar, alterar, compartilhar e excluir arquivos, fotos, vídeos, documentos, planilhas, contatos e aplicativos na internet, desde que tenha uma conexão estável.
Algumas das maiores empresas de tecnologia, tais como Microsoft, Apple, Amazon e Google, mantém data centers formados por milhares de sistemas de armazenamento e servidores, funcionando ininterruptamente durante todo o ano.
Estes serviços são reconhecidos por seu elevado nível de disponibilidade, garantindo assim que eles possam operar sem interrupções e sem risco de perda de dados devido a problemas técnicos ou falhas.
Alguns data centers oferecem também um plano de recuperação de desastres, incluindo a manutenção de backups em diferentes locais físicos, para prevenir e evitar desastres naturais ou falhas.
Entre os serviços em nuvem mais comuns destacam-se o Google Drive, OneDrive, iCloud e Box. É nesses serviços que o usuário poderá fazer upload, download, gerenciar e editar seus arquivos e pastas no servidor online.
Qual é o objetivo do armazenamento em nuvem privada?
Embora o armazenamento em nuvem gratuito seja comumente utilizado por usuários ao redor de todo o mundo, ele não oferece recursos confiáveis e seguros para empresas, que necessitam de soluções mais robustas como na nuvem privada.
Não à toa, usuários corporativos têm optado por Storages NAS que permitem construir suas próprias nuvens particulares. A Infortrend, por exemplo, disponibiliza uma série de equipamentos que facilitam essa tarefa.
Com a utilização de tecnologias de segurança avançadas, estes serviços garantem a proteção de arquivos dos usuários, disponibilizando armazenamento de diferentes tamanhos e capacidades.
Esses serviços incluem medidas como criptografia, proteção antivírus, firewall e autenticação por login e senha para controlar o acesso aos dados salvaguardados.
Considerando que a tecnologia vem tendo seus preços diminuindo conforme o tempo passa, estas soluções se tornaram práticas e acessíveis, possibilitando que qualquer pessoa possa ter sua própria solução, dispondo de vantagens importantes sem ter nenhum tipo de mensalidade para isso.
Além disso, soluções como backup corporativo podem ser uma questão a ser considerada, uma vez que algumas empresas precisam acessar suas bases de informações e tê-las sempre disponíveis em backups para download, sempre que necessário.
Vantagens e desvantagens do armazenamento online
O armazenamento em nuvem é uma tecnologia versátil que pode ser aplicada tanto para uso pessoal quanto profissional, permitindo que todos os arquivos, fotos, vídeos e projetos sejam guardados em um servidor online sem se preocupar com a capacidade disponível.
Assim como inúmeras outras tecnologias, o cloud storage proporciona vantagens e desvantagens para os seus usuários. Por exemplo, levaria menos tempo para encontrar algo que você está procurando, mas também poderia ser mais difícil de usar.
Considerando esses aspectos, alguns usuários iniciantes podem não estar cientes das possíveis dificuldades que este sistema também pode apresentar.
Vantagens
O armazenamento em nuvem apresenta a vantagem de economizar custos, especialmente no que diz respeito aos dispositivos, já que todos os dados são armazenados em data centers equipados com servidores e storages em larga escala.
Para usuários que precisam de acesso fácil às informações pela internet, os novos personal cloud storages são uma opção mais segura do que outras alternativas. Por outro lado, para aqueles que não desejam investir em novos equipamentos, a solução gratuita é uma escolha viável.
Outro benefício é a mobilidade, uma vez que o serviço possibilita acessar os sites de qualquer hora e em qualquer lugar por meio de uma conexão estável com a internet, inclusive através de um smartphone.
O problema disso é que ter uma conexão de internet estável no Brasil costuma ter um custo elevado e pode não estar disponível em todo o país.
Com a nuvem, fica muito mais fácil para a empresa trabalhar em projetos colaborativos, possibilitando compartilhar tarefas e facilitando o trabalho remoto entre usuários de diversas localidades.
Empresas que fazem uso desta tecnologia também possuem a vantagem de ter um serviço escalável, podendo aumentar sua capacidade, quantidade de usuários, processamento, segurança, entre outros recursos disponíveis. Isso significa que você tem a flexibilidade de personalizar o serviço de acordo com suas necessidades.
Embora alguns serviços básicos da nuvem sejam gratuitos, planos personalizados para usuários específicos podem ter um preço elevado. Isso se deve ao fato de que quanto mais espaço, processamento e recursos são necessários, maior será o custo do serviço.
A privada, por outro lado, pode ser mais acessível em termos de custo, mais flexível e mais fácil de ser implementada, pois é baseada na infraestrutura e no uso dos equipamentos da própria empresa.
Desvantagens
Embora proporcione inúmeros benefícios aos usuários, salvar arquivos na nuvem também possui desvantagens que devem ser consideradas antes de optar pelo serviço. Por exemplo, o cloud storage não elimina a necessidade de manter um backup no local.
Além disso, mesmo migrando dados de um único servidor de uma pequena empresa ou de um computador doméstico, manter as informações em ambientes de terceiros sempre é arriscado.
Portanto, antes de se decidir por migrar as informações ou sistema de backup para a nuvem, é importante considerar questões como tempo de recuperação em caso de desastre, segurança e disponibilidade dos serviços, largura de banda de transmissão, entre outros aspectos técnicos. Além disso, questões legais e de privacidade também devem ser analisadas cuidadosamente.
Buscar ajuda especializada em caso de dúvidas pode ser a melhor solução para evitar gastos desnecessários e adquirir os melhores serviços conforme a demanda e a necessidade de cada empresa.
Somos especialistas
O armazenamento em nuvem é uma ótima solução para usuários domésticos e empresas que precisam ter seus dados seguros e sempre acessíveis.
A Infortrend é especializada em diversas soluções como backup, storages, servidores e muito mais. Traga seu projeto e tire todas as suas dúvidas.
Leia mais sobre: Nuvem de dados
O armazenamento em nuvem permite armazenar, compartilhar e acessar diversos dados na internet através de um provedor de computação em nuvem. Saiba mais sobre o tema!
SUPORTE
Técnicos Especializados
Nossa equipe é altamente qualificada para atender a sua necessidade.